HANDSonDREAM-CostaRica-9818

Roteiro Costa Rica

Gabriela Muniz Volta ao Mundo 1 Comment

Nossa visita à Costa Rica foi num estilo e num ritmo completamente diferente do que estamos viajando atualmente. Tudo porque tivemos a ilustre visita da minha mãe querida, que já não víamos há 4 meses!

Geralmente chegamos num país e conforme colocamos o pé na estrada, é que descobrimos o que há para fazer e quais lugares interessantes que valem uma visita. Muitas vezes seguimos dicas de viajantes ou até de pessoas locais que nos recomendam algo imperdível. Por ter flexibilidade, sempre moldamos nossa viagem ao nosso gosto e aos destinos que nos interessam.

Nesse caso tínhamos uma semana para viajar com a Mamys e proporcionar a ela uma experiência completa do que o país tem a oferecer. A Costa Rica é extremamente famosa por ser verde, pela fauna riquíssima, pelas praias, pelo surf e ainda conta com alguns vulcões. E claro que o ideal seria ver um pouquinho de cada atração! Por essa razão pesquisamos muito antes de chegar e montamos um itinerário bem bacana.

Pelo pouco tempo, a melhor opção foi alugar um carro. Isso encareceu bem a nossa viagem pela Costa Rica mas sem dúvida nos proporcionou um melhor aproveitamento do tempo. Além disso não nos hospedamos em albergues. Preferimos ficar em hotéis um pouco mais confortáveis para ter a certeza que minha mãe curtiria a viagem. A Sra Terezinha adora conforto e lugares bem limpinhos! Infelizmente nem sempre os albergues nos dão essas experiências! Mas tá valendo!  Encaramos a experiência como férias chiques das férias

Após passar dois meses inteiros viajando pela América Central, a Costa Rica realmente nos surpreendeu em muitos sentidos! Falaremos de nossas impressões em muito breve em uma outra matéria! No geral gostamos demais do país, da simpatia das pessoas e da organização, beeeeeeem diferente do resto dos lugares. Foram poucos dias, já que ficamos somente o tempo que viajamos com a minha mãe, mas aproveitamos cada minuto e cada lugar intensamente. Abaixo uma pequena descrição dos lindos locais por onde passamos:

La Fortuna

Minha mãe chegou no aeroporto de San José, capital da Costa Rica. Alugamos o carro no aeroporto e seguimos direto para a cidade de La Fortuna (3h de carro aproximadamente). Cidadezinha pequena com ares de interior. É lá que está localizado o vulcão Arenal. Nós passamos dois dias super agradáveis por lá e visitamos o Parque Nacional Vulcão Arenal, aonde há trilhas sinalizadas que podem ser feitas com a ajuda de um mapa entregue junto com o pagamento da entrada. Nós contratamos um guia mas não há necessidade. Vimos vários animais no caminho como capivaras, peru selvagens, tucanos e outros pássaros, uma cobra, entre outros… e foi super interessante. A vista do vulcão é incrível! Difícil dizer se teríamos visto todos os animais sem o guia, mas não contrataríamos novamente.

HANDSonDREAM-CostaRica-9422

Além do Vulcão a região é famosa pelas águas termais, aquecidas pelo vulcão.  Claro que aproveitamos uma tarde inteira só cozinhando nas águas de um dos resorts da região! Estivemos no Resort Baldi. Super sofisticado, com mais de 25 piscinas de diversas temperaturas, bares com coquetéis sofisticados, tobogãs divertidos e um belo jantar incluído no preço. Relaxamento puro!

Monteverde

Que lugar charmoso! Lembra muito nossas cidadezinhas serranas como Santo Antônio do Pinhal, Gonçalves, etc. É um lugar cheio de hotéis e pousadas bem arrumadinhos, alguns restaurantes bacanas, lojinhas de souvenires e muitas agências de turismo, já que há bastante floresta e inúmeras atividades de aventura para fazer por lá. Faz mais frio que os locais que passamos por conta da altitude. Ficamos dois dias na cidade. Nós fomos à Reserva Biológica Bosque Nuboso Monteverde, que também é um parque nacional que abriga um bosque com uma vegetação incrível! Muito diferente do que estamos acostumados, e recebe esse nome por se possível ver nuvens dentro da floresta! É literalmente um bosque nebuloso! Local muito organizado e também não há necessidade de contratar um guia. Na entrada você recebe um mapa e o pessoal do parque te pergunta quanto tempo você tem disponível para caminhar. A partir disso te sugerem algumas trilhas marcadas no mapa de acordo com seu tempo. O parque conta com 13km em trilhas e é possível caminhar o dia todo.

CostaRicaManoelAntonioForest-01

Aproveitamos nosso tempo e também visitamos uma fábrica de queijo bem famosa na região. Você conhece a fábrica, um pouco do processo de fabricação, assiste uns slides com a história e fecha a visita guiada com uma degustação dos queijos fabricados. Foi bem interessante!

O highlight da região foi nosso passeio pelo parque de tirolesas com a empresa 100% Aventura! Deslizamos em mais de 10 tirolesas de diferentes tamanhos e velocidades, sendo que a maior delas tinha 1,5km de extensão! Fizemos um pequeno rapel e o mais desafiador foi o Tarzan Swing, que mais parece um bungee jump! Simplesmente incrível!

Manuel Antônio

Depois da floresta, resolvemos conhecer um pouco do litoral da Costa Rica e gostamos muito do que vimos! A cidade de Manuel Antônio lembra nossas praias do litoral norte e também ficamos dois dias na região. As praias são muito bonitas e o charme fica por conta dos inúmeros animais dentro do Parque Nacional Manuel Antônio. As melhores praias ficam dentro do parque e é necessário pagar uma entrada assim como os outros parques que visitamos. Também é possível fazer trilhas mas nós optamos por passar o dia todo relaxando nas praias! E por lá vimos muito macacos, quatis, guaxinins e iguanas! Os guaxinins incialmente pareciam fofinhos mas roubavam todos os pertences de quem estava na praia se não ficássemos atentos! Foi uma batalha contra eles! Um dos casais que estava tomando sol teve uma sacolinha roubada e não conseguiu recuperar! Eles levaram para uma mata tão fechada que era impossível entrar! Vale muito a pena uma visita!

CostaRicaManoelAntonio-01

Vulcão Poás

Fechamos nossa passagem pela Costa Rica visitando o Vulcão Poás, que fica bem próximo a San José, capital do país. Nos hospedamos num hotel próximo ao vulcão que fica numa região alta e mais fria, mas muito agradável. O local também é um parque nacional e há uma pequena trilha para ver uma lagoa muito bonita que era uma antiga cratera e também uma mirante para ver a cratera ativa e espetacular com uma água de cor esverdeada e fervendo! É uma experiência única! Quando chegamos não pudemos ver nada pois estava tudo encoberto, mas após regressar de nossa caminhada pela lagoa, tivemos a sorte de ver tudo limpo. Totalmente recomendado!

CostaRicaPoas-01

Foi somente uma semana na linda e cara Costa Rica! Conhecemos um pouco das principais atrações deste pais espetacular! É um destino bastante diferente de seus vizinhos da América Central! Vale muito a visita!!! Recomendado!

 

Converse com a gente!

Comentários

Comments 1

  1. Eliane Oliveira

    Uma delícia ler os posts de vcs. Parabéns…sempre fico ansiosa pelo próximo. Me divirto bastante e também depois que comecei acompanhar vocês aprendi até mesmo um pouco de geografia. Nem sabia onde ficava a América Central .rs
    Abração, que o Senhor os proteja. thau

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *