HANDSonDREAM_Panama-0751

Roteiro Panamá

Gabriela Muniz Volta ao Mundo 1 Comment

Depois de uma visita rápida e bem planejada pela Costa Rica, entramos no Panamá e decidimos desacelerar um pouco e economizar bastante já que gastamos bem mais que o planejado na Costa Rica.

Foram duas semanas bem agradáveis  num país com um espanhol difícil de entender, uma capital cheia de contrastes sociais, praias paradisíacas e uma vibe bem relaxada!

O país não é tão organizado e bem cuidado como a Costa Rica, mas ainda assim é bem diferente dos seus outros vizinhos centro americanos. Voltamos a ver alguns indígenas com trajes bem diferentes dos maias andando pelas ruas e dentro de transportes públicos. Não estão por toda a parte como na Guatemala, mas é possível notar que algumas tribos ainda mantém fortemente suas tradições. Fizemos questão de escrever sobre a cultura kuna, que tanto nos encantou no arquipélago de San Blas.

Assim como os outros países que visitamos, aqui vai uma breve descrição do nosso roteiro. Paisagens lindíssimas e estadias muito agradáveis por todas as cidades visitadas!

Bocas del Toro

Passamos quase uma semana nesse conjunto de ilhas que são encantadoras. A cidade de Bocas Town não tem praias bonitas e limpas no centro mas está cheia de hotéis, lojinhas e restaurantes bacaninhas! É super agradável andar na rua a noite! Infelizmente pegamos muitos dias de chuva e não conhecemos tudo que gostaríamos mas visitamos uma ilha próxima chamada Bastimentos, aonde estão localizadas algumas praias de tirar o fôlego! Uma delas que vale a visita é Red Frog Beach. Tem esse nome porque lá moram sapinhos vermelhos minúsculos!

HANDSonDREAM_Panama-0179

Nós também alugamos uma bike e fomos conhecer as praias próximas. Um passeio altamente recomendado porque não só as praias são lindas… o trajeto percorrido é espetacular! A praia Bluff foi nosso destino final de bike e ali passamos o dia relaxando num restaurante super agradável no meio do nada e de frente para o mar.

Ainda tivemos a oportunidade de visitar as praias do outro lado de Bocas Town: Bocas del Drago e a Playa Estrella, aonde se pode ver estrelas do mar perto da costa de manhã cedo. Nós não vimos estrela alguma e também foi a praia que menos gostamos. Não tem quase areia e está num local um pouco fedidinho… Areia muito escura e uma mistura de lixo e alguns restaurantes não atrativos de comida barata. Valeu pelas águas que são calmas e transparentes!

Cidade do Panamá

HANDSonDREAM_Panama-1344

Tivemos uma experiência maravilhosa pois ficamos hospedados com uma amiga de um amigo nosso, a Astrid. Uma pessoa sensacional e super preocupada com nosso bem estar! Sem dúvida ganhamos uma amiga querida! Passamos 4 dias por lá e visitamos o centro histórico conhecido como Casco Viejo que é super bonito! Uma mistura de edifícios coloniais super coloridos e bem cuidados com algumas casas bem pobres e mal conservadas!

Passamos uma tarde andando na Cinta Costeira que é a área mega moderna da cidade com edifícios super bonitos e altíssimos a beira mar que nos fazem sentir num país de primeiro mundo! O calçadão é super verde e bem cuidado e é possível caminhar a noite também. Esse é o cartão postal do Panamá para o mundo!

HANDSonDREAM_Panama-1412

Apesar disso, nas regiões fora dessa área, a cidade é feia e bem pobre. E também perigosa conforme ouvimos de alguns locais.

Obviamente não podíamos deixar de visitar o Canal do Panamá. Uma construção fascinante que nos deixa de queixo caído quando vemos o funcionamento de toda a estrutura. Vimos pelos menos três grandes navios cruzarem o que podemos ver do canal! Fizemos o tour completo e assistimos um filme interessante contando um pouco da história do Canal, além de visitar o museu que é bem bacana! A nossa experiência foi ainda mais rica com os jantares agradáveis com Astrid e Jhon em um delicioso restaurante peruano, nosso jantar brasileiro com direito a batidas e a festa de aniversário do Jhon, amigo africano da Astrid.

HANDSonDREAM_Panama-1206

Arquipélago de San Blas

Já falamos um pouco de nossa experiência com os indígenas de San Blas. Passamos 3 dias nesse paraíso e ficamos encantados com a experiência completa que tivemos! Foram 3 dias de sol numa ilha paradisíaca com muitas palmeiras e água cristalina. Além da visita ao povoado kuna, ficamos relaxando a beira do mar, fizemos snorkeling, conhecemos pessoas maravilhosas, conversamos muito ao redor de uma fogueira, tomamos rum e observamos durante três noites seguidas um céu absolutamente estrelado e uma lua inexplicável de tão bonita. Mesmo com as instalações básicas do local que nos hospedamos, foi uma experiência inesquecível!

HANDSonDREAM_Panama-0925

O Panamá nos cativou e mesmo com os poucos lugares visitados, aproveitamos intensamente cada experiência. Gostamos bastante do país e recomendamos uma visita de férias, principalmente para aqueles que adoram o litoral!

Converse com a gente!

Comentários

Comments 1

  1. Kadu

    que passagem mais encantadora … lugares inexplicáveis, belezas naturais nos deixando de boca aberta…
    iuhuuuuuuuuL !!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *