HANDSonDREAM_Colombia_Slider3-01

Medellin inspira atitudes de mudança.

Gabriela Muniz Volta ao Mundo 2 Comments

Os meses de dezembro e janeiro foram meses de pura preguiça para o blog Hands on Dream! Entre festas de final de ano, encontro com a família querida e uma visita super rápida ao Brasil, diminuímos drasticamente as postagens e novidades no site. Por conta disso, não contamos e nem compartilhamos muitas novidades sobre a América do Sul! Lugar que estamos amando e que tem muito assunto para compartilhar!

Entramos na América do Sul pela Colômbia no finalzinho de dezembro. Então nada mais justo do que contar um pouquinho do que vimos nesse país surpreendente e absolutamente encantador!

Explorando Medellin

Passamos 4 dias na cidade de Medellin e nosso encanto pela cidade foi crescendo a medida que decidíamos ficar sempre um dia mais.

De cara nossa impressão foi de uma cidade comum, muito parecida com São Paulo, porém menor e talvez um pouco mais organizada. Até aí nada para chamar atenção.

Nos primeiros dias andamos de metro cable, que é como um bondinho, muito parecido com o que há hoje no Complexo do Alemão no Rio de Janeiro. Ele passa por cima de uma grande favela, que é chamada de Comuna pelos Paisas (nativos de Medellin) e chega até um parque importante, aonde é possível fazer caminhadas. Esse tipo de transporte tem várias estações dentro da Comuna e permite aos moradores uma locomoção mais rápida e eficiente.

HANDSonDREAM_Colombia_comunas-01

Pelo metro cable é possível ver uma construção grande e imponente, muito diferente das casas pobres construídas ali. É uma biblioteca nacional, que é um prédio todo envidraçado e preto, super moderno! É conhecida como biblioteca Espanha e, como soubemos mais tarde, foi construída no meio da comunidade para mostrar aos habitantes que todos, ricos e pobres, merecem os mesmos direitos! Uma obra de inclusão social como dizem por lá! Muito inspirador!

Nós também aproveitamos para conhecer o centro da cidade, aonde está a praça com esculturas das Gorditas, de Fernando Botero, e o museu com suas obras de arte, já que o artista é de Medellin. O museu é muito interessante mas além da praça, o centro não tem um charme colonial, como o centro de algumas cidades que visitamos ao longo de nossa viagem.

HANDSonDREAM_Colombia-01

Utilizamos o metrô para nos locomovermos por todo lado e nos impressionamos com a limpeza e organização! É tudo novinho, bem conservado e não se vê nenhum um lixo no chão!

Surpresa e beleza com a luzes de Natal!

Mas o que realmente nos encantou e nos deixou boquiabertos foi a decoração de Natal de Medellin. Estávamos a poucos dias de Natal e a cidade estava coberta por luzes multicoloridas, na ruas, nas avenidas, nas praças. O auge estava na beira do rio que corta a cidade! Painéis gigantes com figuras que formavam várias cenas cotidianas, contando um pouco da história e dos hábitos da população. Tudo feito de milhares de luzes coloridas!

É um passeio absolutamente imperdível para quem visita a cidade na época do Natal! Sem contar os lindos e enormes presépios que podem ser vistos em todos os cantos da cidade! O passeio nas margens do rio leva cerca de uma hora para ser finalizado e encanta pessoas de todas as idades!! Ficamos totalmente apaixonados!

HANDSonDREAM_Colombia_natal-01

Free Walking Tour: a melhor aula de história!

Em um dos dias de nossa visita, participamos do Free Walking Tour de Medellin. Para quem não conhece, são passeios guiados pelos centro de grandes e médias cidades que tem o principal objetivo de contar um pouco da história da cidade e de seus pontos mais importantes. É um passeio gratuito baseado em gorjetas. Ao final, a pessoa contribui com o valor que achar justo, de acordo com a qualidade do serviço do guia.

Free Walking Tour - Medellin

Esse passeio que durou pouco mais de três horas nos permitiu enxergar a cidade de Medellín com outros olhos. Foi extremamente enriquecedor entender um pouco mais da história de uma cidade que até 10 anos atrás não podia sequer receber turistas por conta do perigo e da violência gerados pelo narcotráfico. O guia nos deu um show de aula de forma simples, didática e agradável!

Entendemos por exemplo porque o metrô é tão limpo e conservado! A construção é um símbolo de orgulho e desenvolvimento para a população de Medellín. O metro significa uma vida digna e honesta, um vitória em relação aos anos anteriores. Por isso todos têm a consciência de conservá-lo.HANDSonDREAM_Colombia_centro-01

Aprendemos muito durante o passeio e ficamos ao mesmo tempo felizes por eles e triste por nós, por saber que é possível uma mudança tão drástica numa cidade em tão pouco tempo! Eles vivem com taxas de violência muito menores que antes e tem orgulho de sua cidade e das mudanças ocorridas. Pensando em São Paulo, não conseguimos enxergar tantas mudanças positivas nos últimos 10 anos! Só corrupção e mais corrupção e, a cada dia que passa, uma cidade ainda mais violenta.

Depois de tudo isso e da nossa experiência de Couchsurfing na casa de um casal colombiano-inglês muito querido, nos apaixonamos pela cidade e por toda a riqueza cultural e histórica que ela nos proporcionou! Aprendemos muito e levaremos essas lições de inspiração conosco sem a menor dúvida!

Para os que estão pensando em incluir Medellín em seu itinerário, não hesitem! Sem dúvida é um lugar de gente feliz e orgulhosa de ter uma cidade tão mudada e desenvolvida após um período negro em sua história!

Converse com a gente!

Comentários

Comments 2

  1. Eliane Oliveira

    Muito legal! Boa sorte em sua jornada é sempre ótimo acompanhar vcs, viajo junto ! bjão!

    1. Post
      Author
      Gabriela Muniz

      Obrigada Eliane!!!! Adoramos ler seus comentários!!! Só nos inspira mais a escrever e contar tudo que já vimos nesse pedacinho do mundo que visitamos!!! Gde bjo!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *