HANDSonDREAM-Inspirando-3140

Roteiro México – segundo mês

Gabriela Muniz Volta ao Mundo 4 Comments

Conforme prometido, aqui vai um grande resumo do nosso roteiro de viagem no México, no segundo mês de viagem. Definitivamente amamos esse país! Além de toda a riqueza cultural, sabores diferenciados, inúmeras cores e música marcante, o país é relativamente fácil para viajar. Em praticamente todos os lugares que visitamos há bastante informação disponível e uma invejável rede de transportes. Boas estradas que conectam todo o país tornam as longas viagens de ônibus mais tranquilas e seguras.

Dois meses de México ainda não foram suficientes para conhecer esse país tão incrível e diversificado. Mas ainda assim saímos com a sensação de missão cumprida, novos aprendizados, experiências marcantes, pessoas maravilhosas e lugares inesquecíveis!

Vamos compartilhar a segunda parte da nossa visita e esperamos que possa de alguma forma ajudar aqueles que estão pensando em passar férias em terras mexicanas! Para quem não acompanhou o nosso primeiro mês não deixe de ler o post Por onde já passamos no México.

Campeche

HANDSonDREAM-Inspirando-3210 HANDSonDREAM-Inspirando-3133

Passamos três dias deliciosos e muito tranquilos na cidade de Campeche, cidade litorânea localizada do Golfo do México, que por alí se parece mais com um grande lago de aguas calmas. O centro cativa qualquer pessoa a primeira vista! Casas coloniais, muito coloridas e muito bem conservadas. Simplesmente adoramos! A principal atração na cidade são os fortes conhecidos como Baluartes. Campeche foi uma das cidades mais atacadas por piratas na época da colonização espanhola e foi praticamente destruída . Por conta disto foram construídos fortes para proteger a cidade e sua população. Apesar das águas não serem utilizadas para banho, Campeche tem uma orla extremamente agradável. Um grande calçadão com ciclovia, bancos por toda sua extensão e algumas construções e monumentos modernos. Ótima pedida para curtir o por do sol no final de tarde. Foi de Campeche que visitamos o sítio arqueológico de Edzná, que valeu bastante a pena. É possível ir de transporte coletivo e o local é muito bonito, cheio de verde, bem conservado, com belas ruínas e pouquíssimos turistas. Sem dúvida vale uma visita!

Mérida

HANDSonDREAM-Inspirando-2

Tínhamos altas expectativas em relação a cidade Mérida pois já tínhamos ouvido falar extremamente bem. Infelizmente nos decepcionamos. Apesar de ser uma cidade colonial, achamos o centro muito pequeno e não tão impressionante ou charmoso como as outras cidades que visitamos. Além disso a cidade é extremamente barulhenta e há trânsito por toda a parte. Sair de SP e encontrar trânsito numa cidade pequena não é exatamente o que buscamos, certo!? Há entretanto alguns pontos positivos de Mérida e principalmente de seus arredores . A cidade promove muitos programas culturais gratuitos que estimulam o conhecimento e multiplicação da cultura local, principalmente maia. Há eventos de danças, de jogos, músicas, rituais mais e alguns outros. Tivemos a oportunidade de assistir um Juego de Pelotas Maia numa dessas apresentações e foi excelente! A região de Mérida conta com algumas zonas arqueológicas bem bacanas que fazem parte de uma rota maia conhecida como Ruta Puuc, além de apresentar muitos dos famosos cenotes mexicanos. Os cenotes são piscinas ou poços naturais encontrados em grande buracos, com águas cristalinas, geralmente explorados por meio de snorkeling ou mergulho. Lindos demais! Como ficamos muito curiosos para conhecer esses cenotes que ficam em regiões bem isoladas, resolvemos alugar um carro por dois dias e conhecer em um dia os cenotes, e no outro, a Caverna de Lol Tum e quase todos as zonas arqueológicas da Ruta Puuc. A maior e mais impressionante é Uxmal e realmente vale uma visita. Como estávamos de carro ficamos em Uxmal para assistir o show de som e luzes dentro do sítio. Super recomendado! Em algumas ruínas da região de Yucatan é possível assistir esse show. Vale a pena se programar para assistir em alguma das zonas.

Valladolid

HANDSonDREAM-Inspirando-4326Passamos somente dois dias nessa cidadezinha colonial, pequena e muito charmosa e poderíamos ter ficado uma semana inteira! Aqui o ritmo é outro. A praça é agradável e há vendedores de doces, churros e milho por toda a parte. A cidade é colorida e muito tranquila, além de contar com um cenote no meio da cidade e alguns outros muito próximos que podem ser visitados de bicicleta ou com algum transporte público. Nos hospedamos no Hostal La Candelaria e recomendamos. Local agradável, bem limpo e muito descolado! Ficamos num dormitório pois os quartos privativos estavam cheios, mas eles são muito estilosos a um preço bem justo para o que oferece. Além disso eles tem duas cozinhas muito agradáveis e bem equipadas e um café da manhã muito bem servido, com frutas, cereais, iogurte, pão e frios. Bem raro para os padrões mexicanos.

Chichen Itza

HANDSonDREAM-Inspirando-4349

Uma das sete maravilhas modernas! Entretanto não tão impressionante como alguns outros sítios arqueológicos que vimos no México! O lugar é enorme sim! Muitas construções de diversas épocas diferentes, que confere variados estilos e mostra a evolução da população maia ao longo dos séculos! Muito interessante e sem dúvida deve ser visitado. É uma pena que não é possível subir nas ruínas, o que tira um pouco a graça da visita. Lugar extremamente turístico e caro. Para evitar a multidão de turistas que geralmente chegam de Cancun nos grandes ônibus, chegue muito cedo. Nós chegamos antes das 9h00 da manhã e fizemos uma visita bem tranquila até por volta de 13h00. O local começa a encher a partir das 10h00. Nós optamos por nos hospedar em Valladolid, que fica a menos de uma hora de Chichen Itza, para visitar o local. É possível comprar a passagem no terminal de ônibus de Valladolid.

Isla Holbox

Um paraíso em forma de ilha! Um local para ficar no mínimo uma semana descansando e curtindo o ritmo relaxado nas areias brancas e água azul piscina. Sem dúvida nosso lugar preferido no México! Simplesmente amamos Holbox! A cidadezinha tem ruas de areia, restaurantezinhos estilosos, hotéis mais ainda e uma vibe super positiva! Há muitos estrangeiros vivendo lá ou ao menos passando um tempo. Há aqueles que resolveram fazer uma pausa em suas longas viagens somente para desfrutar dessa ilha tão sossegada. Nós passamos 7 dias maravilhosos nos recuperando do incidente do roubo e foi o local perfeito para recarregar nossas energias! Ficamos num hostel que sem dúvida foi o melhor que ficamos no México! Tribu Hostel. Lugar bonito, colorido, limpo e super organizado. Cozinha impecável! Nosso quarto tinha banheiro privativo e uma beliche de casal! Muito interessante! De Holbox fizemos um tour para nadar com os tubarões baleia. Foi uma das coisas mais impressionantes que já fizemos! São os maiores peixes do oceano, mas apesar de tudo são dóceis e vegetarianos. Se estiver por lá entre julho e agosto, época deles no México, não deixe de fazer esse passeio. É imperdível e absolutamente inesquecível!

HANDSonDREAM-Inspirando-4524 HANDSonDREAM-Inspirando-4507

Cancun

Só resolvemos parar lá porque precisamos repor algumas coisas que foram roubadas. É uma cidade totalmente americanizada e feita para turistas gastarem dinheiro! A praia está forrada de grandes prédios altos a nada charmosos e somente a cor da água é que impressiona! Está muito longe do que é o México real.

Playa del Carmen

HANDSonDREAM-Inspirando-5237

Esse é outro lugar extremamente turístico, mas tem um pouco mais de charme que Cancun. A praia é lotada de restaurantes que colocam cadeiras e espreguiçadeiras para os turistas utilizarem. É lotada de jovens e adolescentes, muito barulhenta e muito cheia. A rua principal conhecida como Quinta Avenida é bem charmosa mas conta com lojas e restaurantes extremamente caros para os padrões do resto do México.

Tulum

HANDSonDREAM-Inspirando-0042

Essa é mais uma praia que nos conquistou! Simplesmente maravilhosa! Areia branca e mar azul turquesa. Difícil definir a beleza! Lugar super tranquilo que te convida a ficar mais tempo! Visitamos também o sítio arqueológico de Tulum que fica a beira mar. O local em si é bem pequeno mas o diferencial é a vista para o mar que é indescritível! Certamente os maias que viviam por lá eram mais felizes que os outros! Outro lugar que recomendamos demais é o Gran Cenote. Fizemos snorkeling nesse cenote e nos apaixonamos. Água transparente e muitas estalagmites impressionantes nas pequenas cavernas embaixo d’água.

Akumal

Visitamos essa praia enquanto estávamos em Tulum. Quanto a beleza, é muito parecida com Tulum e portanto linda e agradável! Mas a grande atração são as tartarugas a apenas 20 metros da costa! É possível levar seu próprio equipamento de snorkeling ou alugar por lá, entrar na água e simplesmente desfrutar! São muitas delas, grandes, pequenas, médias e estão por toda a parte.

Bacalar

HANDSonDREAM-Inspirando-5626Fechamos nossa inesquecível viagem pelo México com chave de ouro. Passamos nossos últimos dias a beira da

HANDSonDREAM-Inspirando-5560

 lagoa Bacalar que está localizada no caminho de Chetumal, cidade que faz fronteira com Belize, para onde partimos. É conhecida também como lagoa das 7 cores e tem a mesma tonalidade de cores do mar do Caribe! É inacreditável! Mesmo em dias de chuva, como o que pegamos por lá, as cores ainda são visíveis e incríveis! Fizemos um passeio de veleiro que foi o passeio mais tranquilo que já fizemos. Quatro horas somente parando em alguns poucos pontos da lagoa e relaxando! Nos hospedamos em um hostel bem novinho chamado Casa Tortuga. Os donos são dois amigos muito simpáticos que moram lá e te fazem se sentir em casa! A cozinha deles também pode ser usada pelos hóspedes e há de tudo. O café da manhã é excelente! Frutas, cereais, iogurte e pães com muita nutella! Hmmm!!!

Podemos dizer que fizemos uma verdadeira imersão na cultura mexicana em todos os sentidos! Estamos muito felizes com os resultados e sem dúvida tudo que vivemos por aqui ficará na memória e nos corações.

Converse com a gente!

Comentários

Comments 4

  1. Pat Alves

    Gabriela,

    Fiquei empolgada e ansiosíssima por conhecer um pouco disso. São muitos lugares e pouco tempo que tenho! Fiquei curiosa pela Isla Hollbox, mas ficará para uma próxima viagem, pois eu pretendo ir em março para o México.
    Quanto tempo vocês ficaram em Bacalar? Um dia foi suficiente?

    Um abraço,

    Pat

    1. Bianca Martins

      Tem como nos passar os valores gastos nessa semana em Isla Holbox? Incluindo os passeios e hostel?

      1. Post
        Author
        Gabriela Muniz

        Bianca!
        Não esquecemos de você! Passaremos no seu e-mail os gastos que tivemos na ilha, com mais algumas dicas que possam ajudar a aproveitar melhor esse paraíso!
        Bjão
        Gabi e Di

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *