Medicina de Viagem | Hands on Dream

Medicina de Viagem: Uma Novidade!

Gabriela Muniz Uncategorized

Medicina de Viagem | Hands on DreamNos últimos dias, nossa rotina de preparativos está bastante atribulada, mas muito muito interessante.

Em menos de duas semanas conhecemos pessoas maravilhosas, pessoas que só de passar pouco tempo numa conversa agradável nos fez sentir que são pessoas do bem!!! Pessoas com um único objetivo: a busca do que as faz feliz! Tomaram atitudes inspiradoras em suas vidas para buscar felicidade! Contaremos algumas histórias aqui no blog em outro post.

A Andrea Silveira do blog Ascendendo a Luz nos ajudou, nos alertou e nos inspirou! Numa conversa informal sobre que cuidados estávamos tomando com a saúde antes da viagem, ela nos contou sobre a Medicina de Viagem. Realmente algo desconhecido para nós até o momento. O que ela nos contou é que trata-se de um ramo da medicina relativamente novo que orienta as pessoas que viajam para os mais diversos lugares sobre cuidados em geral, quais vacinas devem tomar, melhor repelente a ser utilizado e por aí vai.

 Não pensamos duas vezes e aceitamos sua dica de marcar uma consulta.

O que é essa tal de Medicina do Viajante?

É um campo da medicina que une conhecimentos de diversas especialidades médicas com o objetivo de proteger a saúde do cidadãos e orientá-los em suas  viagens por diferentes países ou entre cidades ao redor do mundo.

Medicina de Viagem | Hands on Dream

Tem ainda significativa importância para a saúde pública pois pode prevenir a propagação de doenças infecciosas associadas aos deslocamentos da população, além de minimizar a introdução ou reintrodução de determinada doença no país de origem do viajante.

Vale lembrar que idosos, mulheres grávidas e pessoas com doenças crônicas como asma, cardiopatias, doenças de pele ou do aparelho digestivo, devem ter atenção dobrada quando estão planejando uma viagem, principalmente para lugares exóticos.

Quais são as atribuições da medicina de viagem?

Os viajantes podem ser expostos a inúmeras doenças infecciosas, dependendo do destino visitado. O risco varia de acordo com o propósito da viagem, o local, o itinerário, as condições de higiene das acomodações, época do ano, alimentos da região, tempo de permanência, bem como o comportamento e estado de saúde do viajante.

Em muitos casos as doenças podem ser prevenidas por vacinação, mas cabe ao médico de viagem instruir seus pacientes sobre a adoção de medidas preventivas, quando as vacinas não forem suficientes. Aí vai algumas das atribuições desse campo da medicina com seus pacientes:

– Orientar sobre a prevenção de doenças infecciosas, vacinação adequada, e uso de medicações preventivas;

– Instruir quanto aos cuidados com a ingestão de água e alimentos diversos e proteção contra picadas de insetos e outros animais perigosos;

– Orientar sobre a prevenção de problemas como trombose venosa profunda (TVP) devido a longas viagens de avião, mergulhos em grandes profundidades, altitudes elevadas, calor ou frio severos, efeitos da mudança de fuso horário (jet lag), entre outros;

– Orientar quanto ao risco de acidentes e exposição a violência (assalto, situações de conflito, guerra, terrorismo, etc);

–  Informar e orientar acerca dos surtos de doenças e da situação epidemiológica do local de destino;

– Dar orientações especiais aos portadores de doenças crônicas ou em situação especial;

– Revisar e atender as intercorrências relacionadas à viagem, após o retorno do viajante;

– Preencher formulários médicos exigidos em diversos países por universidades, imigração ou empresas.

Aonde ir?

Em São Paulo

HCSP – Hospital de Clínicas – Ambulatório de Medicina de Viagem

Telefone para agendamento de consultas: + 55 11 2661-6392

Atendimento: Seg a Sex – a partir das 8h00

Endereço: Av. Dr. Enéias de Carvalho Aguiar, 255 – Cerqueira César

Obs. Recomendado ligar antes para agendar pois os horários podem ser alterados

SES – Instituto de Infectologia Emilio Ribas 

Telefone para agendamento de consultas: +55 11 3896-1400/3896-1366

Atendimento: Seg a sex – 7h às 19h –

Endereço: Av. Dr. Arnaldo, 165 – Cerqueira César – SP

Obs. Recomendado ligar antes para agendar pois os horários podem ser alterados

Nos dois locais é obrigatória a apresentação da carterinha de vacinação.

Se você mora fora de São Paulo, o ideal é fazer uma pesquisa pela internet ou procurar o hospital público de referência da sua cidade. O site da ANVISA também trás muitas informações àqueles que moram em cidades que não contam com esse serviço. Eles criaram um guia de bolso da Saúde do Viajante que pode ser visualizado aqui. É muito bacana!

No site da Sociedade Internacional de Medicina do Viajante há uma ferramenta chamada Global Travel Clinic Search que permite a busca de clínicas de medicina de viagem por diversos países do mundo. Uma boa dica pode ser anotar os endereços dessas clínicas em locais por onde você vai passar durante  sua viagem. A vantagem de visitar uma clínica ou médico de viajantes é que eles geralmente falam inglês e estão acostumados com as doenças que os estangeiros podem apresentar quando visitam o país.

Na próxima quinta feira nós temos a nossa consulta agendada! Estamos bastante ansiosos para saber como será, quais vacinas deveremos tomar e quais recomendações vamos receber!! No próximo post vamos dividir com vocês nossa experiência! Nos acompanhe!

Converse com a gente!

Comentários