HANDSonDREAM-Mexico-9557

Cidade do México: uma surpresa agradável!

Gabriela Muniz Uncategorized

Quando decidimos que o México seria nosso primeiro destino, depois de toda a mudança de planos que vivemos nos últimos meses, resolvemos iniciar pela grande metrópole mexicana: a Cidade do México.

Definitivamente nossas impressões sobre essa cidade não eram das melhores. Sempre ouvimos dizer que tudo era uma zona, o barulho infernal, muita desorganização e segurança então, nem se fala: muito pior que o Brasil! E por isso não valia a pena perder tempo por lá! Ficamos muito felizes de não levar isso em consideração, já que passamos 9 dias sensacionais nessa cidade que tem tanto a oferecer aos seus visitantes. E certamente poderíamos ter ficado mais tempo pois há muitas atividades e riqueza cultural nessa metrópole tão interessante!

Dissemos anteriormente que estamos absolutamente apaixonados pelo México! Esse é um país que tem uma cara, uma identidade fortíssima com sua história! As pessoas tem orgulho de seus ancestrais, de sua cultura, de seus costumes! Já conversamos com muitos mexicanos até agora e todos sabem sua história e a contam com alegria e muita energia. Também enxergamos as dificuldades vividas pelas pessoas, já que aqui também há uma desigualdade social muito clara, e nem por isso as pessoas são tristes. Assim como nós brasileiros, o povo mexicano é alegre, simpático e receptivo! Ah… e como gostam dos brasileiros!

Música e religião

A religiosidade está presente por toda parte nas inúmeras igrejas em todos os bairros. A influência das culturas pré hispânicas é muito forte entre os mexicanos e sentimos muito misticismo no ar, principalmente nos sítios arqueológicos visitados. A paixão pela música mexicana é algo muito visível nas ruas, nos ônibus, no metrô e até mesmo nas lotações. As pessoas escutam música alta e cantam as canções com alegria. Podemos ainda observar os Mariachis, que tocam músicas típicas, de acordo com a solicitação de famílias ou amigos. Visitamos a praça Garibaldi, que é muito tradicional pela presença de inúmeros grupos de Mariachis. É muito comum que os mexicanos os contratem para tocar algumas canções nas comemorações. Podem ser aniversários, casamentos ou algum tipo de declaração de amor. Além disso, é parada quase obrigatória para os bêbados da madrugada, que contratam os Mariachis para afogar as mágoas!

A loucura do metrô

Uma das coisas que mais nos chamou atenção foi o metrô mexicano! Em muitos sentidos! Primeiro, porque é uma rede bem completa e funciona super bem. Mas até aí nada muito diferente de tantos metrôs pelo mundo. O que é incrível é a quantidade de pessoas vendendo de tudo que se pode imaginar dentro dos trens! Homens, mulheres, crianças, senhores, senhoras. Pessoas de todas as cidades gritando, isso mesmo, gritando para vender desde balas e pirulitos até manuais de trânsito! E o mais interessante é que tudo custa 5 ou 10 pesos mexicanos (R$ 1,00 ou R$ 2,00). Não há outro preço!!

HANDSonDREAM-Mexico-2656

Entretanto, algo inédito para nós foi ver os “Homens Rádios Ambulantes”! São, em sua maioria, homens que carregam uma mochila com umacaixa de som nas costas para vender CDs piratas a 10 pesos, dentro dos trens, claro!! E o barulho é ensurdecedor!!!! Uma tremenda loucura!!! A primeira vez que vimos, imaginamos que era um maluco escutando sua música alta. Quanta ingenuidade!!!!

Outra coisa muito curiosa e engraçada foi observar, nas horas de rush, a disputa dos mexicanos por um lugar para sentar dentro dos trens. Eles ficam todos na plataforma a espera do metrô. Assim que as portas abrem, todos correm em disparada para dentro do metrô, se empurrando e quase atropelando uns aos outros. O desespero é muito grande. Tudo por um lugar! Aqueles que sentam agem como se nada tivesse acontecido e abrem um livro, um jornal ou uma revista para lerem tranquilos, como bons cidadãos civilizados.

Cheiro de fritura e o grave problema da obesidade

A cidade do México tem um cheiro forte e característico por muitos lugares por onde andamos: cheiro de fritura. Há ambulantes vendendo comida frita e muito gordurosa por toda a parte. Eles falam alto e oferecem seus produtos que estão longe de serem saudáveis, apesar de muito saborosos! E mesmo nos restaurantes a comida condimentada e gordurosa é amplamente consumida.

Por  esse motivo, o México ultrapassou seu vizinho EUA  e hoje é o país que conta com o maior número de obesos no mundo. Segundo relatório da ONU, divulgado pelo jornal Daily Mail, cerca de 70% da população do país está com sobrepeso e um terço já é obeso, quadro que se tornou um problema de saúde pública.

Os tacos, tamales e quesadilhas, antes reservados para ocasiões especiais agora são consumidos diariamente por milhares de mexicanos sedentários. O consumo de fast food e alimentos industrializados também cresceu no país. A epidemia do excesso de gordura é mais proeminente entre os pobres e jovens, grupo onde também se destacam os desnutridos, graças a uma dieta pobre.

Trânsito e sensação de segurança

Quando as pessoas dizem que no México o trânsito é caótico, nós constatamos que de fato é verdade. Não se trata da falta de organização dos carros,  mas sim a quantidade deles e principalmente o número de vezes que o mexicano ama meter a mão na buzina!! Oh povo que gosta de barulho!! Buzinam a qualquer momento, por qualquer motivo e razão!

Outra questão que nos chamou atenção foi o número de policiais nas ruas! Eles estão por toda a parte, nas estações de metrô, nas ruas, nas lojas, nos teatros, nos shows, nos eventos esportivos. Até mesmo na ocasião em que estávamos voltando de Teotihuacan que fica a 50 km da Cidade do México, presenciamos a entrada de policiais no ônibus. Eles revistaram todos os passageiros, agradeceram e desceram. Por conta disso sentimos uma boa sensação de segurança pelas ruas. Conversando com os nossos couchsurfers Gus e Lupe, eles nos disseram que assim como toda cidade grande há lugares que devemos evitar a noite mas no geral é possível andar por muitos lugares até umas onze da noite com tranquilidade. Como gostaríamos que SP fosse assim…!!!!

Essas foram algumas sensações e curiosidades que achamos bacana compartilhar com nossos leitores. É um olhar mais detalhista de uma grande cidade que nos chamou atenção em muitos aspectos e nos cativou muito! Quem visitar o México não deixe de fora a Cidade do México. É um lugar único e muito muito interessante! Vivemos dias intensos e aprendemos muito sobre a riqueza da cultura mexicana.

Converse com a gente!

Comentários