HANDSonDREA-BRA-SeguroViagem10

A Escolha do Seguro Viagem

Gabriela Muniz Uncategorized

Quando as pessoas viajam, umas das últimas preocupações é sempre o seguro viagem. Você nunca imagina que pode dar algo errado num momento em que só há espaço para diversão e relaxamento. Ficar doente é algo que só acontece quando estamos em casa, no conforto do lar, não é mesmo? Não! A lei de Murphy geralmente é aplicada em viagens também e justo quando você não se preocupou com esse assunto é que as coisas acontecem. Portanto, ao se planejar para uma viagem, seja de uma semana ou de um ano, não esqueça de incluir o seguro viagem!

Nós conversamos com alguns viajantes bem mais experientes que nós e alguns deles viajaram sem seguro nenhum por alguns períodos ou até durante toda a viagem, o que consideramos uma tremenda loucura! Outros assim como nós, contrataram seguros para a viagem toda e nos deram dicas valiosas que falaremos por aqui.

Os Seguros Estudados

Depois de conversas e muita pesquisa chegamos em três companhias de seguro que atendem aquilo que estávamos procurando. Fizemos uma tabela comparativa para facilitar o estudo dos que estão nesse momento de escolha:

Seguro Viagem || Hands on Dream

Os sites das empresas que pesquisamos seguem abaixo:

www.worldnomads.com

www.assist-card.com.br

www.gtaassist.com.br

Há alguns pontos importantes que devem ser avaliados na hora da escolha de um plano adequado às necessidades de cada um. Listamos abaixo três pontos que consideramos relevantes:

Coberturas

  • É essencial analisar o que o seguro cobre, quais são os valores máximos de cobertura, se há reembolsos e quais valores máximos para cada procedimento;
  • Verificar cobertura de assistência odontológica, além da médica;
  • Avaliar coberturas diversas como seguro bagagem, cancelamento de viagem, atraso ou perda de voos, assistência jurídica, repatriação, seguro de vida etc.
  • Se você pretende fazer esportes radicais é preciso avaliar se o plano contratado cobre tais esportes. Há alguns planos que já são mais caros por incluir essas atividades. Outros oferecem pacotes adicionais que devem ser adquiridos a parte. Vale se atentar a esse ponto.

Atendimento

Verifique como funciona o atendimento das seguradoras no exterior. Num momento crítico é muito importante que haja rapidez e eficiência quando um contato com as empresas se fizer necessário. Cada companhia tem uma regra diferente. E a grande maioria das seguradoras oferecem a opção de ligar a cobrar de qualquer parte do mundo. Geralmente elas têm uma lista de números que devem ser utilizados no país visitado. É muito importante guardar esses números impressos no caso de urgência.

Além disso, alguns planos tem uma lista de hospitais e clínicas que devem ser utilizadas em cada região. Outros permitem utilizar qualquer hospital da sua preferência. Isso pode ser decisivo na hora de uma escolha acertada.

Destinos Visitados

Em algumas regiões como a Europa, certos países exigem que os turistas tenham um seguro com cobertura mínima de 30.000 euros. Trata-se do Acordo de Schengen, em que os países participantes solicitam a comprovação de contratação de tal seguro. Os países são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça.
Nós já viajamos para alguns desses países e nunca nos foi solicitada nenhuma comprovação, mas isso não significa que devemos arriscar. Essas são as regras e devemos segui-las! Portanto é sempre importante estudar se o país visitado tem alguma exigência de seguro viagem.

Dicas úteis

Seguro de Cartão de Crédito

Atualmente muito cartões de crédito, principalmente aqueles que são Gold e Platinum oferecem algum tipo de seguro viagem quando a passagem aérea é adquirida com o cartão. Para viagens mais curtas, vale a pena, pois esses seguros geralmente têm validades mais curtas e são muito bons. Eles geralmente oferecem coberturas de bagagem, acidentes pessoais e algumas vezes até perda de voo. Não deixe de conferir pois nesse caso não há necessidade de investir num seguro extra.

Certificado de Direito a Assistência Médica (CDAM)

Essa informação, nós descobrimos após muitas pesquisas no mundo blogueiro. Achamos muito interessante e válido compartilhar.

O que é o CDAM?

É um certificado emitido pelo Ministério da Saúde, que dá direito ao viajante brasileiro segurado pelo INSS (que contribui mensalmente para a previdência) e sua família, o atendimento médico nos http://cialis-coupon.net/ sistemas da rede pública de nove países: Argentina, Cabo Verde, Chile, Espanha, Grécia, Itália, Luxemburgo, Portugal e Uruguai.

Esse direito é garantido por acordos internacionais de Previdência Social, entre os Brasil e os países citados. O benefício ainda é pouco conhecido, mas de acordo com informações do Ministério da Previdência Social, pouco mais de 10 mil brasileiros utilizam o benefício anualmente.

Como adquirir o CADAM?

O documento pode ser adquirido no Departamento Nacional de Auditoria do SUS. OS locais de solicitação do CADAM estão listado aqui . Após a liberação do certificado, é possível emiti-lo pela Internet através do link: Emissão do CADAM.

Documentos Necessários

– Cópia do passaporte (identificação,  qualificação, validade e visto);

– Cópias dos três últimos holerites ou os três últimos comprovantes de pagamento do recolhimento do INSS;

– Cópia da carteira de trabalho (qualificaçãoo e contrato de trabalho)

Se tiver dependentes:

– Cópia do passaporte (identificação,  qualificação, validade e visto);

– Cópia da certidão de casamento se for o caso;

– Cópia da certidão de nascimento dos filhos menores de 18 anos.

Trata-se de um benefício bem interessante que deveria ser mais divulgado para conhecimento. Por outro lado se levarmos em consideração o sistema de saúde pública no Brasil, nós não arriscaríamos viajar somente com esse benefício. Mas isso é uma opinião particular e cada um deve avaliar e estudar aquilo que achar pertinente.

No nosso caso nós optamos pelo World Nomads. Após avaliar minunciosamente cada empresa nós chegamos a conclusão que foi o melhor custo benefício. Além disso esse seguro apresentou muitos reviews positivos na Internet. Nós esperamos não precisar contar por aqui se o seguro é bom ou não, mas certamente viajaremos mais tranquilos.

Converse com a gente!

Comentários