HANDSonDREAM_Criancas-1594_slider

A encantadora pureza das crianças!

Gabriela Muniz Devaneios 4 Comments

Crianças são pequenos seres iluminados! Eu sou capaz de acreditar que são anjinhos disfarçados que estão na terra só para nos trazerem alegria nos momentos mais surpreendentes da vida!

As crianças são lindas, puras e carinhosas em qualquer parte do mundo! Elas ainda não aprenderam a maldade que nós, seres humanos, desenvolvemos. Elas não tem nenhum tipo de preconceito e basta um sorriso, um olá ou um gesto de carinho que elas já se abrem! Para elas não importa se temos uma cor diferente, se falamos uma língua diferente, se vestimos roupas engraçadas, se vivemos de um jeito diferente do delas! Elas simplesmente querem brincar, se divertir e receber e dar um pouco de carinho!

Nos deparamos com muitas crianças em toda a parte! E sempre que possível fazemos questão de interagir, de brincar ou de conversar um pouquinho, porque saímos com as energias renovadas de experimentar uma energia tão sincera! De lembrar como é bom ser criança! Porque todos nós temos a nossa criança interior!

HANDSonDREAM - Encantadora pureza das Crianças

Criança Boliviana se divertindo com a gente!

Infelizmente nem sempre encontramos os pequeninos brincando como deveriam. No México vimos várias crianças muito pequenas trabalhando o dia todo, tentando vender algo para os turistas. E infelizmente algumas delas já aprenderam a malícia de seus pais, que os usam para sensibilizar os estrangeiros. Entretanto, basta uma brincadeira que elas já abrem um lindo sorriso e esquecem que estão ali com o objetivo de ganhar dinheiro! Afinal a pureza está ali na essência de cada criança!

Mas também no México conhecemos crianças lindas e muito muito inteligentes! Em particular uma menininha que encontramos num trekking aos Pueblos Mancomunados! Passamos uma tarde brincando, rindo e nos divertindo! E ganhamos uma lição cultural quando ela, com somente 10 anos, nos contou um pouco da história do México, sua colonização e seus presidentes! Ficamos de queixo caído. Além disso nos falou com amor e simplicidade de sua família e do lugar aonde vivia.

HANDSonDREAM - Encantadora pureza das Crianças

Criança Mexicana – muito conhecimento!

Um dia andando numa praia em uma comunidade garifuna da Guatemala, fomos rodeados por crianças felizes querendo posar para as fotos pois o Di tinha a câmera na mão! Foi uma meia hora de pura diversão! Faziam poses e caretas e gargalhavam ao ver as fotos! Todas quiseram tirar fotos e o Di os ensinou com muita paciência! Tiravam as fotos e queriam mais e mais! Estavam ali numa alegria desinteressada se divertindo com estranhos mas tudo que queriam era um pouco de carinho e atenção!

HANDSonDREAM - Encantadora pureza das Crianças

Crianças Guatemaltecas – diversão garantida!

Em muitos Chicken Buses (antigos ônibus escolares americanos) na América Central conhecemos crianças lindas que inicialmente eram tímidas mas em dois minutos já estavam alegres, sorrindo e conversando! Distribuímos balas e pirulitos para muitas delas sempre que podíamos só para ver aquelas carinhas felizes e encantadas de ganhar um simples doce! E a gente sempre ganhava o dia!

HANDSonDREAM - Encantadora pureza das Crianças

Crianças Nicaraguenses – Surpresas de um ponto de ônibus.

Também na Nicarágua tivemos uma experiência com duas garotinhas lindas num ponto de ônibus! Elas estavam sentadas do nosso lado e eram meio tímidas! O Di tentou conversar com elas e elas soltavam risinhos super tímidos! Até a hora que ele desenhou carinhas nos próprios dedos! Foi o suficiente para elas abrirem um sorrisão, se soltaram e conversarem com a gente por um longo tempo! Nos falaram da escolas, dos amiguinhos, do que mais gostam de fazer e pediram para pintar minhas unhas! Saí de lá com uma única mão cheia de brilho porque o ônibus chegou no meio do trabalho e tivemos que partir! Sensacional!

A Colômbia também já nos presenteou com lindas experiências com crianças! Mais uma vez vidradas na câmera do Di durante a trilha da Cidade Perdida! Todas tão lindas e tão inocentes! Brincando ali em meio a poucos brinquedos e tão felizes! Posaram para fotos e adoravam se ver na telinha da câmera, pedindo mais fotos! E para completar a gente se apaixonou pelo nosso guia mirim! Somente 10 anos, uma rapidez incrível para caminhar, uma ingenuidade alegre e ao mesmo tempo marcado por não ter mãe e ter perdido familiares para a guerrilha. Os nossos caminhos nas trilhas foram divididos entre brincadeiras e conversas sérias, tudo ao mesmo tempo! Esses momentos dão toda a energia que você precisa para continuar durante horas de caminhada debaixo de um sol escaldante!

Acredito que ainda teremos muitas experiências divertidas com esses lindos anjinhos! Eles nos fazem ver o mundo por outro ângulo, nos fazem sentir mais amor desinteressado ao próximo e enriquecem bastante nossas experiências!

E isso ainda nos estimula a liberar a criança que existe dentro de nós! Descobrimos que a liberdade trazida pela viagem nos faz agir como queremos na hora que queremos! E isso é bom demais! E temos sido cada vez mais criança!

E como é bom ser criança…

HANDSonDREAM - Encantadora pureza das Crianças

Crianças colombianas – Trilha Cidade Perdida

Compartilhe!!!

Converse com a gente!

Comentários

Comments 4

    1. Post
      Author
      Gabriela Muniz

      Obrigada Dani!!!! As crianças realmente são encantadoras em qualquer parte! Não importa a classe social. Estão sempre com um lindo sorriso esperando para brincar!!!

    1. Post
      Author

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *